Mesmo vivendo em luxuosos palácios e repleta de privilégios, a monarquia de grande parte do século XIX não escapava das maiores e mais violentas enfermidades da época.
Umas das complicações que acometeu a linhagem da Rainha Vitória foi a hemofilia, conhecida também como “doença real” tomou conta dos descendentes da monarca. O primeiro caso da “doença real” na família da rainha foi o príncipe Leopoldo. Muitos outros herdaram o gene da hemofilia de seus pais e avós monarcas. O príncipe Friedrich de Hesse foi um deles.
Friedrich era filho de Luís IV, grão-duque de Hesse, e da Princesa Alice do Reino Unido. O menino nasceu em outubro de 1870, em Darmstadt, e era mais um dos diversos netos da Rainha Vitória e sucessor do Império Alemão.
A filha da Rainha Vitória nunca apresentou qualquer sintoma da hemofilia, mas descobriu-se que ela portava os genes quando seus dois filhos homens foram diagnosticados com a doença. Friedrich e seu irmão mais velho, Ernst, foram acometidos pela hemofilia na juventude. Friedrich, diferentemente de seu irmão, se mostrou mais sensível à doença. Bastaria um simples corte e ele poderia sangrar por semanas.
Friedrich sempre foi animado, muito carismático e distribuía sorriso pelo palácio. No entanto, sua vida seria breve. Em fevereiro de 1873, fio diagnosticado com hemofilia quando sofreu um corte na orelha que sangrou por três dias seguidos.
Após o diagnóstico, a vida de Alice e Friedrich nunca mais foi a mesma. Agora com dois filhos com hemofilia, Alice precisava redobrar o cuidado com as crianças, e manter uma vigilância constante. Mesmo com todo o cuidado, em maio de 1873, Alice se descuidou por alguns segundos, e este seria um dos momentos mais trágicos da família e um dos maiores arrependimentos de sua vida.
Em um belo dia, Friedrich e seu irmão Ernst brincavam no luxuoso quarto da mãe. Ernst com 5 anos de idade adorava impressionar o irmão mais novo, e naquele dia de maio, teve uma ideia que imaginava ser divertida e inofensiva.
Fugindo aos olhos de sua mãe, Ernst saiu correndo do quarto da princesa e foi para o quarto ao lado. No segundo cômodo, o jovem Ernst apareceu na janela e acenou para Friedrich, deixando sua mãe desesperada. Alice correu de seu quarto para afastar seu filho do parapeito.
Aproveitando a ausência da mãe, Friedrich, de apenas 2 anos, subiu em uma cadeira que estava próxima a uma janela. De repente o menino se desequilibrou e caiu pela janela de uma altura de seis metros. A queda foi violenta e assustadora, mas o pequeno Friedrich sobreviveu ao acidente. Mesmo tendo sobrevivido, a hemofilia fez com que sua recuperação fosse muito mais complexa, e depois de algumas horas com hemorragia cerebral severa, o jovem garoto faleceu.
Entre os familiares o luto foi total, eles mal podiam acreditar que o jovem Friedrich havia morrido de forma tão violenta. A culpa os consumia e Ernst chegou a afirmar que seu irmão não deveria ter morrido sozinho.
Fonte (s): History e World History Encyclopedia