Ilustração
Cena do caldeirão Gundestrup. Claude Valette. (CC BY-NC-DN).
Descrição
Esta cena é geralmente interpretada como uma cena de renascimento. Na parte inferior, soldados de infantaria celta marcham para uma figura à esquerda que provavelmente é um deus da guerra. Seguindo os soldados está um guerreiro com capacete de javali e três jogadores de carnyx. O deus está mergulhando um homem em um caldeirão de renascimento, enquanto guerreiros montados ou chefes no registro superior cavalgam para a direita, para longe do deus. A cena pode significar a esperança de alcançar um status social mais elevado na vida após a morte.
O Caldeirão Gundestrup foi encontrado em um pântano na Jutlândia, na Dinamarca. No entanto, o objeto inclui elementos e iconografia que derivam das culturas celta, trácia e asiática. Pesquisadores acreditam que ele foi feito em algum momento entre 200 a.C. e 300 d.C.
Licença e direitos autorais
Baseado no conteúdo de Flickr . Enviado por Redação História em Destaque, publicado em 04 de março de 2022, sob a seguinte licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives . Esta licença permite que outros baixem e compartilhem, este material, desde que creditem o autor, mas não poderá alterá-los de forma alguma ou usá-los comercialmente. Ao republicar na Web, deve ser incluído um hiperlink para a URL da fonte de conteúdo original. Observe que o conteúdo vinculado a esta página pode ter termos de licenciamento diferentes.