Hoje na História
6 de junho de 1944
O chamado Dia D foi a maior invasão marítima da história ocorrida no dia 06 de junho de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial. A operação chamada "Overlord" foi uma atuação conjunta entre forças americanas, britânicas, francesas, polonesas e canadenses, e tinham como objetivo retomar as praias da Normandia fortemente defendidas pelos nazistas.
No jargão militar, a data definida para o início de qualquer operação militar é chamada de Dia D, assim também a hora de início é conhecida como Hora H. Devido à magnitude dos acontecimentos no ano de 1944, essa expressão ficou marcada como um dos dias mais importantes na história. Nesse dia os Aliados cruzaram o Canal da Mancha e desembarcaram nas praias da França, iniciando à libertação do Oeste da Europa, até então sob domínio nazista.
A Europa e o mundo dependiam do sucesso dessa operação. Adolf Hitler e seu aliado, o italiano Benito Mussolini, haviam conquistado a maioria da Europa e espalhado seu domínio de terror por mais de quatro anos. Os aliados pretendiam virar o jogo e acabar com o controle nazista.
O norte da França foi liberto em apenas três meses, e as forças de Hitler seguiram para a Alemanha onde cruzariam com forças soviéticas vindo do leste. Na manhã do dia 5 (dia anterior a operação), o general das tropas americanas e comandante das forças Aliadas na Europa, Dwight D. Eisenhower, ordenou o início a maior movimentação anfíbia militar da história. As forças militares deixaram a Inglaterra rumo à França em 6 mil balsas, navios e barcos que transportaram 175 mil soldados aliados, 822 aviões com paraquedistas e 13 mil aeronaves para dar cobertura aérea. Na manhã do dia 6 de junho, cerca de 18 mil paraquedistas já estavam no solo, e às 6:30 a invasão por terra teve início. Os britânicos e canadenses desembarcaram nas praias de Gold, Juno e Sword, onde encontraram pouca resistência. Em Utah, os norte-americanos também não tiveram dificuldade. O momento mais difícil da invasão ocorreu na praia de Omaha, onde cerca de 2 mil soldados morreram.
A operação bem-sucedida deixou os alemães confusos. No início, Hitler não deu importância, acreditando se tratar de uma distração. Sendo assim, ele não enviou as divisões próximas para um contra-ataque, e a ajuda teve que vir de longe. Ele também não deslocou as divisões de blindados para ajudar na defesa. Embora a operação não tenha saído como os Aliados haviam planejado, relatado mais tarde pelo marechal britânico Bernard Montgomery – os Aliados conseguiram desembarcar apenas parte dos equipamentos e de veículos na França – o Dia D foi e ainda é considerado um sucesso.
No final de junho, cerca 850 mil homens e 150 mil veículos estavam na Normandia, prontos para marchar por toda a Europa.
Fonte: History e BBC