Hoje na História
10 de novembro de 2011
Em 10 de novembro foi instituído oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra no Brasil, mas sua celebração é no dia 20 de novembro, data referente à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares localizado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, no Nordeste do Brasil.
A data da morte de Zumbi foi descoberta por historiadores no início da década de 1970. Membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial elegeram em 1978 a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil em um congresso realizado na cidade de São Paulo.
Com a promulgação da Constituição de 1988, diversos segmentos da sociedade, como o movimento negro, alcançaram maior espaço no âmbito das discursões políticas.
Algumas medidas podem ser destacadas como a lei de preconceito de raça ou cor (n° 7.716, de 5 de janeiro de 1989) e leis como a de cotas raciais, voltada para a educação superior. Também pode ser destacada a Lei n° 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira.
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi criada no dia 10 de novembro de 2011, mas não transformou a data em feriado nacional, deixando a escolha para os governos de cada estado e cidade do Brasil optar por ser feriado ou não.
O nome Zumbi é sugerido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
O Dia da Consciência Negra representa muito mais que Zumbi e o Quilombo dos Palmares, esse dia representa questões importantes como o racismo e desigualdade social. É uma data importante para relembrar que nossa sociedade foi erguida por meio da escravidão.