top of page

Embrião de dinossauro perfeitamente preservado pode explicar a ligação com as aves modernas


embrião de dinossauro fossilizado - História em Destaque

Embrião de dinossauro fossilizado. Imagem: AFP. Copyright. Divulgação.


Pesquisadores da Universidade de Geociências da China, em Pequim, descobriram um embrião de dinossauro em Ganzhou, no sul da China, e estimam que tenha pelo menos 66 milhões de anos. A equipe anunciou que o embrião está perfeitamente preservado e se preparava para sair do ovo, assim como acontece com um pintinho.


Os cientistas acreditam que seja um dinossauro terópodes oviraptorídeos, parente distante das aves, e batizado de Baby Yingliang. Para o pesquisador Fion Waisum Ma, esse é “o melhor embrião de dinossauro já encontrado na história”.



Ao longo dos últimos 100 anos, diversos ovos e ninhos fossilizados de dinossauros foram descobertos, mas a descoberta de um embrião preservado após milhares de anos é extremamente rara.

Essa descoberta propiciou uma maior compreensão da ligação entre os dinossauros e os pássaros modernos. Ao analisar o fóssil, os cientistas observaram que o embrião estava em uma posição enrolada, um comportamento visto em pássaros pouco antes de eclodirem.


"Isso indica que esse comportamento nos pássaros modernos se originou e evoluiu primeiro entre seus ancestrais dinossauros", disse Ma à agência de notícias AFP.

Oviraptorosauria eram dinossauros com penas que viveram no que hoje é a região da Ásia e a América do Norte durante o período Cretáceo Superior – entre 100 milhões a 66 milhões de anos atrás.

Impressão artística do dinossauro no ovo todo enrolado - História em Destaque

Impressão artística do dinossauro no ovo todo enrolado. AFP/ UNIVERSIDADE DE BIRMINGHAM. Divulgação.


O ovo fossilizado mede 17 cm de comprimento e o Baby Yingliang mede 27 cm de comprimento da cabeça à cauda. O ovo está no Museu de História Natural de Yingliang Stone, na China.



Descoberto em 2000, o fóssil foi armazenado por 10 anos, e só ganhou a atenção dos pesquisadores durante as obras de construção do museu. Eles usaram modernas técnicas de varredura para criar uma imagem de seu esqueleto completo, apesar de seu corpo ainda está com uma parte coberta por rochas.

Fonte (s): BBC e Science

bottom of page