Hoje na História
20 de setembro de 2001
Após os atentados terroristas do 11 de setembro 2001, em Nova York, EUA, o presidente George W. Bush faz um pronunciamento, declarando que os Estados Unidos da América estavam em Guerra contra o Terrorismo, em uma “Comunicação para o Congresso, e para o Povo americano”. A medida tinha como parte principal das operações militares da “Guerra ao Terror”, dos Estados Unidos e seus aliados, a invasão e ocupação do Afeganistão em 2001 e o Iraque em 2003.
Sem a aprovação da ONU, o governo americano deu início a invasão ao Afeganistão em 7 de outubro de 2001, com o objetivo principal de localizar o líder máximo da Al-Qaeda, Osama bin Laden e outro chefes da organização terrorista e remover o regime talibã do poder.
O governo Bush e seus aliados da OTAN, classificou os países que apoiavam movimentos ou grupos terroristas. Na “Guerra ao Terror” no Afeganistão, os Estados Unidos tiveram o apoio da Aliança do Norte (organização armada muçulmana). Após 10 anos de ocupação americana, no dia 10 de maio de 2011, o líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, havia sido morto por tropas especiais no Paquistão, sob ordens do presidente Barack Obama.
Em 19 de março de 2003, os americanos lideram a invasão ao Iraque, sob a alegação de que o presidente Saddam Hussein estaria fabricando armas de destruição em massa e ajudando grupos terroristas. A ocupação norte-americana e seus aliados no Iraque durou oito anos. Saddam Hussein foi capturado em 13 de dezembro de 2013, em um esconderijo próximo à cidade de Tikrit, norte do Iraque. O ditador iraquiano foi condenado e morto por enforcamento em 2006.
Fonte: History e BBC