Figura feminina do túmulo de Meketre
- 20 de out.
- 2 min de leitura
Atualizado: há 2 dias
Estátua egípcia da Dinastia XII. (Domínio Público).
Esta escultura egípcia em madeira foi descoberta pela equipe de Herbert Winlock em 1920, em uma câmara secreta ao lado da passagem que levava ao túmulo escavado na rocha do mordomo-chefe real Meketre, que iniciou sua carreira sob o reinado de Nebhepetre Mentuhotep II da Dinastia XI e continuou seu trabalho servindo reis sucessivos no início da Dinastia XII. Junto com uma segunda estatueta de figura feminina muito semelhante (atualmente no Museu Egípcio, no Cairo), esta estátua estava ao lado de um grupo de vinte e dois modelos de jardins, oficinas, barcos e uma procissão fúnebre, amontoados num espaço estreito da câmara.
A mulher representada na estatueta carrega em sua cabeça uma cesta cheia de cortes de carne, e em sua mão direita, ela segura um pato vivo pelas asas. O objeto apresenta relevos do Reino Antigo nos quais fileiras de portadores de oferendas eram retratadas. Geralmente, nomes de lugares eram escritos ao lado dessas figuras, personificando as propriedades que forneceriam sustento para o espírito do dono do túmulo para a eternidade. Ricamente adornada, a mulher está usando joias e um vestido decorado com um padrão de penas – vestimenta associada à deusa. Por isso, esta figura feminina e sua companheira no Cairo também são associadas às deusas funerárias Ísis e Néftis, que aparecem frequentemente aos pés e à cabeça de caixões, protegendo os mortos.
Durante a antiguidade, todos os cômodos acessíveis do túmulo de Meketre foram saqueados, mas, no início de 1920 d.C., o escavador Herbert Winlock ordenou que seus trabalhadores limpassem os detritos acumulados para obter uma planta baixa do túmulo. Sem querer, os trabalhadores encontraram uma pequena câmara escondida, contendo modelos perfeitamente preservados e as duas estatuetas. O conteúdo foi dividido entre o Museu Egípcio no Cairo e o Metropolitan Museum of Art, em Nova York.
Detalhes do objeto
Título: Figura feminina do túmulo de Meketre
Data: ca. 1981–1975 a.C.
Período: Império Médio
Dinastia: Dinastia XII
Reinado: início do reinado de Amenemhat I
Médio: Madeira, gesso, tinta
Dimensões: A. 112 cm (44 1/8 pol.); L. 17 cm (6 11/16 pol.); P. 46,7 cm (18 3/8 pol.)
Instituição: The Metropolitan Museum of Art













