Ilustração
Virgem Maria e Jesus, de 1354. (Domínio Público).
Descrição
A criação de obras de arte durante o final da Idade Média e o início da Renascença costumava ser um processo colaborativo. A parceria dos dois artistas aqui - Puccio di Simone (florentino, ativo c. 1330 - 1360) pintou o painel central e direito deste tríptico e Allegretto Nuzi (Úmbria, ativo desde c. 1340; falecido em 1373) a esquerda - é um pouco incomum, uma vez que não eram sediados na mesma cidade. Allegretto era de Fabriano, na região de Marches, ao longo da costa do Adriático. Puccio era considerado um dos melhores artistas de Florença - talvez por isso tenha sido chamado para ajudar neste retábulo que foi feito para uma igreja na cidade natal de Allegretto. A igreja foi dedicada a Santo Antônio Abade, que aqui aparece duas vezes, na ala esquerda e novamente como um dos quatro santos reunidos com os anjos no trono da Virgem com o Menino.
Não é difícil perceber a diferença de estilo entre os dois pintores. O Anthony de Allegretto é sério - até as cores são sóbrias. Puccio, por outro lado, tem uma paleta mais ensolarada. Observe como Maria, que, por tradição, aponta o filho como o caminho da salvação, também parece estar dando um tapinha em seu queixo rechonchudo.
Detalhe do objeto
Artista: Puccio di Simone (pintor) Florentino
Allegretto Nuzi (pintor) da Úmbria
Tipo de objeto: Pintura
Médio: têmpera no painel
Data: 1354
Título original: Madonna and Child Enthroned with Four Saints and Eighteen Angels [middle panel]
Instituição: National Gallery of Art
Licença e direitos autorais
Enviado por Redação História em Destaque, publicado em 26 de maio de 2021 sob a seguinte licença: Domínio Público. Este item é de domínio público e pode ser usado, copiado e modificado sem quaisquer restrições. Observe que o conteúdo vinculado a esta página pode ter diferentes termos de licenciamento.
Komentarai