top of page

Maria Montessori

Atualizado: 8 de fev. de 2023

Biografia




Maria Montessori nasceu na cidade de Chiaravalle, Itália, no ano de 1870. Criadora do método Montessori, que destaca o desenvolvimento da criança por seus próprios empenhos, no seu ritmo e abraçando seus interesses.


Em sua adolescência, apaixonada por Matemática e com o incentivo de sua mãe, decidiu cursar o ensino técnico de Engenharia. Por se tratar de uma escola frequentada unicamente por meninos, Montessori teve que lidar com a desaprovação de seu pai. Depois de muito esforço conseguiu terminar o curso, mas para a surpresa de seus pais ela decidiu deixar de lado a Engenharia e se formar em medicina.

Entre vários problemas enfrentados por Montessori no curso de Medicina, os mais difíceis foram as seções de dissecação, as quais ela não poderia fazer na mesma sala que os homens. As dissecações teriam que ser feitas à noite longe da presença masculina.



Montessori formou-se em 1896, tornando-se a terceira mulher a se formar em medicina e a segunda a exercer a profissão de médica na Itália. Logo que se formou, ela iniciou seu trabalho na Psiquiatria, e ao visitar alguns asilos Montessori observou que o tratamento dispensado às crianças era totalmente desumano.


No ano de 1898, Montessori defendeu a sua tese de que a causa fundamental para os atrasos apresentados pelas crianças que eram portadoras de distúrbios de comportamento e aprendizagem tinha relação com a falta de estímulos em seu ambiente para o desenvolvimento adequado. Ela foi escolhida para fazer parte da instituição Escola Ortofrênica, na qual ganhou uma sala exclusiva para as crianças retiradas de asilos por Montessori. Pesquisando essas crianças ela observou o interesse delas por qualquer coisa que pudessem sentir.


Ao observar o desenvolvimento das crianças através de seu método, Montessori resolveu inscrever esses alunos nos testes nacionais de educação da Itália. O grupo de alunos coordenado por ela, que antes tinha dificuldade para aprender, se saiu melhor que boa parte da população infantil da Itália.


Em 1901, Montessori se afastou da Escola Ortofrênica e iniciou seus estudos mais profundamente na pedagogia e antropologia, até que, em 1904, se tornou professora da Escola de Pedagogia da Universidade de Roma, onde permaneceu até 1908. Ela passou a ministrar cursos e palestra pelo mundo, e no ano de 1912, viajou para os EUA com o intuito de lecionar em Nova Iorque e Los Angeles. Em 1915, Montessori apresentou na Exposição Internacional do Pacífico no Panamá, uma sala montessoriana com paredes de vidro. Na sala haviam crianças e uma professora trabalhando tranquilamente.


O seu primeiro Congresso Montessori Internacional aconteceu em Elsionre, Dinamarca, onde Montessori e seu filho Mário, fundaram a Associação Montessori Internacional. Em 1947, aos setenta e seis anos, Montessori falou para a UNESCO sobre “educação e paz”. Ela recebeu três indicações ao Prêmio Nobel da Paz, e no ano de 1951, participou do 9.º Congresso Montessori Internacional. Ela faleceu no ano seguinte de hemorragia cerebral na Holanda.


Bibliografia


bottom of page