Mesa monumental da biblioteca de Vanderbilt do século XIX
- há 1 hora
- 1 min de leitura
Esta magnífica mesa de madeira foi produzida pela empresa nova-iorquina Herter Brothers, dos irmãos alemães Gustave e Christian Herter. A empresa foi a principal no ramo de marcenaria e decoração dos EUA no final do século XIX. Nessa época, os ricos americanos estavam redefinindo os padrões de vida luxuosos. Acompanhando esse movimento, a Herter criou ambientes cosmopolitas que abrangiam todos os aspectos do design de interiores, incluindo móveis trabalhados em madeira, decorações de tetos e paredes, cortinas e revestimentos de piso, para clientes influentes e abastados.
A mansão do empresário e magnata americano William Henry Vanderbilt, na Quinta Avenida, foi decorada pela Herter Brothers entre 1879 e 1882. Esta mesa era a peça central da biblioteca de Vanderbilt. Embora nunca tenha sido destinada ao estudo; em vez disso, era uma peça de escultura e um monumento.
Vanderbilt era filho do “Comodoro” Cornelius Vanderbilt (1794–1877), um magnata das ferrovias e, na época, era considerado o homem mais rico da América.
Os pés em forma de pata de leão e as palmetas estilizadas remetem aos móveis de mármore do Império Romano; as grinaldas ecoam a heráldica napoleônica; os globos em cada extremidade da mesa sugerem um alcance global do poder de Vanderbilt; e o tampo da mesa apresenta estrelas sobre o hemisfério norte, em 8 de maio de 1821, dia do nascimento de Vanderbilt.
Detalhes do objeto
Título: Mesa monumental da biblioteca de Vanderbilt do século XIX
Fabricante: Herter Brothers
Data: 1879-82
Materiais: Pau-rosa, latão, madrepérola e abalone
Dimensões: 79,4 x 152,4 x 90,8 cm
Instituição: Museu Metropolitano de Arte













