top of page

Sepultura com esqueleto completo de cavaleiro medieval é encontrada na Polônia

  • 21 de jul.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 23 de jul.


Sepultura com esqueleto completo de cavaleiro medieval é encontrada na Polônia - História em Destaque

Esqueleto de cavaleiro medieval encontrado na Polônia. Imagem: Piotr Wittman/gdansk.pl


No início de julho, arqueólogos da Oficina Arqueológica e de Conservação ArcheoScan, exploravam uma sepultura, provavelmente datando entre os séculos XIII e XIV, encontraram uma lápide impressionante. Eles trabalhavam em um sítio arqueológico na cidade de Gdansk, na Polônia, quando encontraram os restos de um caixão contendo um esqueleto completo de um cavaleiro medieval, com cerca de 700 anos.


Banner cursos de História do Brasil - História em Destaque

O pequeno terreno abrigava uma famosa sorveteria chamada Miś, que funcionava lá desde 1962, mas desde então se mudou para um novo endereço.


A descoberta foi realizada pela equipe da arqueóloga Sylwia Kurzyńska e da antropóloga Aleksandra Pudło, do Museu Arqueológico de Gdansk.


ree

Lápide de calcário com imagem de um cavaleiro medieval esculpida. Foto: Piotr Wittman


Na lápide de calcário havia uma imagem esculpida de um cavaleiro, vestido com cota de malha da cabeça aos pés, com capacete na cabeça e portando um escudo e uma espada. Esse tipo de lápide era bastante exclusivo na época, sugerindo que o esqueleto encontrado sob ela é de alguém importante.


Banner Amazon Prime - História em Destaque

A lápide foi removida do túmulo no dia 8 de julho para o Museu Arqueológico de Gdansk. Por estar rachada, os arqueólogos preferiram transportá-la dividida em quatro fragmentos. Atualmente, esses fragmentos passam por um processo de conservação.


“O próximo passo será seu inventário usando software 3D, análise científica e possivelmente uma tentativa de reconstrução detalhada”, disse Pudło.


Uma análise inicial revelou que o homem tinha aproximadamente 40 anos e 1,7 metros de altura quando morreu. Essa era a altura média dos homens em Gdansk na Idade Média; as mulheres eram, em média, 10 centímetros mais baixas.


O esqueleto completo do cavaleiro medieval foi encontrado pelos arqueólogos dois dias depois da descoberta da lápide. Ele foi sepultado a cerca de 13 centímetros abaixo da lápide. A equipe o nomeou de Lancelot de Gdansk.


ree

Escavação arqueológica que encontrou o esqueleto medieval. Foto: Piotr Wittman


Segundo Pudło, o crânio e os ossos do esqueleto estavam bem preservados. Entretanto, o crânio está em pior estado de conservação.

Os pesquisadores acreditam que o indivíduo sepultado tinha status de cavaleiro. “Isso se deve precisamente à lápide única, feita de calcário de Gotland”.


Ainda não está claro a quem o cavaleiro medieval pode ter servido. No início do século XIII, a cidade de Gdansk foi capturada pelos Cavaleiros Teutônicos, uma ordem militar católica alemã. Não foi possível definir se o enterro é anterior ou posterior ao evento. Segundo os pesquisadores, pesquisas futuras poderão determinar se o indivíduo estava associado à Ordem da Bem-Aventurada Virgem Maria da Casa Germânica em Jerusalém. Outra hipótese é de que o cavaleiro tenha servido à dinastia Sobiesław, que controlava Gdansk durante os séculos XI e XII.


ree

Várias descobertas arqueológicas aconteceram nesse sítio nos últimos anos, incluindo vestígios de construções e uma estrutura de madeira erguida em forma de cruz grega, medindo 14 × 14 metros, datadas dos séculos XII e XIII. Os pesquisadores acreditam que esta tenha sido provavelmente a antiga igreja de Gdansk.


Dentro das ruínas dessa igreja, os arqueólogos encontraram um cemitério medieval com quase 300 sepulturas. Segundo os pesquisadores, a maioria trata-se de enterros simples, e somente oito deles estavam cobertos por lápides de pedra, sugerindo que estes indivíduos haviam desempenhado papéis importantes na sociedade contemporânea de Gdansk.


Imagens da escavação arqueológica em Gdansk. Imagens de Piotr Wittman.


Também foi encontrada uma antiga rua, usada por um longo período e depois restaurada para servir aos moradores – por isso as 18 camadas de postes de madeira localizadas na escavação.


ree

Os pesquisadores ressaltam que essa descoberta é importante para as origens de Gdansk. “A própria placa, com a imagem do cavaleiro, é uma sensação nacional”. Eles explicam ainda que mais análises serão realizadas no esqueleto e na lápide, assim como em outras relíquias encontradas no local durante a escavação.


Várias lápidas foram encontradas, embora a do cavaleiro seja considerada a mais “impressionante”.


Fonte(s): Gdansk e CBSNews


ree

ree

APENAS R$ 17,99/mês

No Plano Anual

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber os Boletins Informativos da História em Destaque.

Cadastre-se, é grátis!

Seu cadastro foi efetuado com sucesso!

Logomarca da História em Destaque na cor branca

JURÍDICO

EMPRESA

JUNTE-SE A NÓS

SIGA-NOS

  • Threads
  • Telegram
  • X
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Instagram

Copyright © 2025 História em Destaque - Todos os direitos reservados - CNPJ 52.432.670/0001-80

bottom of page