Hoje na História
Tripulação do Challenger: o piloto Mike J. Smith, professora Christa McAuliffe, o especialista de cargas Gregory Jarvis, a astronauta Judith A. Resnik, o comandante da missão Francis R. Scobee, o astronauta Ronald E. McNair, o piloto Mike J. Smith e o astronauta Ellison S. Onizuka.
28 de janeiro de 1986
O ônibus espacial Challenger estava em sua décima missão, quando ocorreu o acidente que vitimou sete astronautas da agência espacial americana (Nasa).
O acidente ocorreu no dia 28 de janeiro de 1986, quando o motor impulsionador do ônibus espacial falhou provocando a explosão da nave, 73 segundos após a decolagem matando toda a sua tripulação. Uma falha no anel de vedação do foguete propulsor direito teria sido a principal causa do acidente com o Challenger. Não só a falha no anel, mas também, o tempo frio teria contribuído. Explicou a NASA na época.
O compartimento da tripulação e muitos outros fragmentos foram recuperados no fundo do oceano depois de uma longa busca e várias operações de resgate dos destroços.
O que teria sido o 25º voo do programa do ônibus espacial Challanger teria dois marcos para entrar na história das viagens espaciais, ambos devido à presença da professora–astronauta Christa McAuliffe como tripulante. Ela seria a primeira mulher civil a ser enviada ao espaço pela NASA.
Esse acidente fez com que a NASA interrompesse por 32 messes seu programa espacial.