Uma das bolas de pedra polida encontrada em uma tumba neolítica em Tresness, nas Ilhas Orkney. Imagen: University of Central Lancashire/ Divulgação.
Arqueólogos tentam desvendar o enigma por trás de duas bolas de pedra polida descobertas durante escavações na ilha de Sanday, na Escócia. As esferas estavam em uma sepultura do período neolítico com cerca de 5.500 anos. Os pesquisadores não sabem ao certo qual era o propósito desses artefatos. Outras esferas de pedra também foram encontradas ao longo do tempo em sítios arqueológicos do período neolítico, e grande parte foi encontrada na Escócia, mas há registros de artefatos do tipo na Inglaterra, Irlanda e Noruega.
Segundo a arqueóloga Vicki Cummings, chefe das escavações, os artefatos encontrados em Sanday eram “muito simples, mas ainda são objetos bonitos”. Uma das bolas é feita de pedra preta e a outra de calcário, com uma cor mais clara.
Entre as esferas descobertas estão as que foram polidas até ficarem lisas e as que apresentam gravuras entalhadas. Os artefatos lisos foram produzidos em um período inicial do neolítico, enquanto as mais elaboradas seriam posteriores.
"Eles teriam levado muito tempo para fazer, porque é muito demorado polir uma pedra. Você tem que sentar lá com um pouco de areia e um pouco de água e uma pedra e basicamente colocar o trabalho nela”, explicou a especialista.
Com relação aos artefatos, estudiosos trabalham com diferentes hipóteses para tentar explicar a função das bolas. Acredita-se que elas podem ter sido usadas como armas, objetos cerimoniais, simplesmente como objetos artísticos ou como símbolos de status social.
Tumba construída há cerca de 5.500 anos, quando a costa era muito mais distante. Agora corre o risco de ser danificado por uma tempestade.(Crédito da imagem: University of Central Lancashire / Mike Lawlor). Divulgação.
As duas bolas de pedra de Sanday foram encontradas próximo a uma câmara mortuária contendo inúmeros compartimentos para itens diferentes como pedaços de cerâmica, facas e ossos humanos cremados.
Fonte (s): History e Live Science