Pesquisadores do Museu de Arqueologia de Londres (MOLA), na Inglaterra, fizeram uma descoberta surpreendente no já encontrado cemitério anglo-saxão no condado de Northamptonshire. Os arqueólogos encontraram artefatos e esqueletos no sítio arqueológico que datam de diversos períodos, compreendendo mais de 4 mil anos.
O pesquisador Simon Markus afirmou em um comunicado que, “as escavações ajudarão a entender como as pessoas vivam tanto no período anglo-saxão, cerca de 1,5 mil anos atrás, quanto na Idade do Bronze, há quase 4 mil anos”. “Os restos mortais nos contarão sobre a dieta, a saúde e até mesmo as origens das pessoas, enquanto seus edifícios podem nos ensinar como era seu dia a dia e como eles utilizaram a paisagem local nesses dois períodos diferentes.”
Segundo os arqueólogos, foram descobertos 3 mil objetos, em 154 sepulturas anglo-saxãs. Entre os artefatos estão armas e objetos do cotidiano, além de partes de tecido. Também foi encontrado um assentamento anglo-saxão contendo 22 estruturas, com mais de 20 edifícios ao redor do sítio arqueológico.
As evidências pré-históricas incluem três carrinhos de mão redondos, 46 sepultamentos e quatro edifícios, e todos datam da Idade do Bronze. “É incrível pensar que as pessoas vêm construindo casas nesse local há cerca de 4 mil anos”, disse John Dillion, que faz parte da escavação.
Fonte: Galileu