Escavações arqueológicas revelam enterros de ‘primeiros cristãos’ em assentamento na Polônia
- 13 de out.
- 1 min de leitura
Atualizado: 14 de out.

Um dos esqueletos encontrados no cemitério na Polônia. Crédito da imagem: Catarzyna Alagierska.
Escavação arqueológica revelou parte de um cemitério, com esqueletos humanos de 1.000 anos. A descoberta fica próxima de um assentamento medieval fortificado na vila de Borkowo, na Polônia.
O cemitério, assim como os esqueletos, data de uma época na Polônia em que os pagãos estavam se convertendo ao cristianismo. Segundo a pesquisadora Justyna Marchewka-Długońskal, esses poloneses são “representantes dos ‘primeiros cristãos’ nestas terras”.
*Valor da assinatura no momento da publicação.
A descoberta também revelou que, mesmo com a conversão ao cristianismo, muitas pessoas continuaram colocando objetos funerários em seus túmulos – uma prática comum entre os pagãos. Os arqueólogos encontraram restos de lâminas de faca, anéis, pontas de flechas e um machado.
Os pesquisadores coletaram esqueletos para a análise antropológica, que pode revelar ainda mais sobre quem eram essas pessoas. Eles já conseguiram identificar que ao menos um dos indivíduos sofreu algum tipo de trauma na vida.
“Observações preliminares, feitas antes da limpeza, revelaram vestígios de fraturas de costelas cicatrizadas” no lado direito de um dos corpos, disse Marchewka-Długońska.
Fonte: Live Science





