Ilustração
Enfeites Cita, século V a.C. (Domínio Público).
Descrição
Os nômades das estepes da Eurásia introduziram um estilo de vida móvel no antigo Oriente Próximo, incluindo um sofisticado exército de cavaleiros. Ao entrarem na região trouxeram consigo uma tradição de exibir riqueza na forma de ornamentos de ouro para suas vestimentas e equipamentos. Quando esta placa foi produzida, provavelmente no século V a.C., os nômades haviam sido influenciados pelas artes das populações próximas, como os gregos e os persas aquemênidas.
Este pequeno enfeite era destinado a ser preso à roupa, e pertence a um conjunto de placas de ouro adquiridas por museus ocidentais no início do século XX. Pesquisadores acreditam que as placas venham de uma região que faz parte do norte do Mar Negro. Algumas placas incluem desenhos de veados, florais e grifos como este.
Detalhes do Objeto
Título original: Dress ornament
Data: ca. Século V a.C.
Geografia: região norte do Mar Negro, possivelmente de Maikop
Cultura: Cita
Médio: ouro
Dimensões: 1 1/16 pol. × 1 pol. × 1/16 pol. (2,7 × 2,5 × 0,15 cm)
Instituição: The Metropolitan Museum of Art.
Licença e direitos autorais
Enviado por Redação História em Destaque, publicado em 06 de setembro de 2021 sob a seguinte licença: Domínio Público. Este item é de domínio público e pode ser usado, copiado e modificado sem quaisquer restrições. Observe que o conteúdo vinculado a esta página pode ter diferentes termos de licenciamento.