Matéria
O Monumento Nacional Wallace é uma imponente torre de 67 metros de altura na Escócia, erguido em homenagem ao famoso cavaleiro escocês, Sir William Wallace. Sua construção levou oito anos e foi financiada por contribuições do público.
1818 - Lembrando um herói
Durante a era vitoriana, houve um desejo crescente pela história da Escócia e seus escoceses famosos, e um anseio de construir monumentos para homenageá-los. Em 1818, havia uma grande discursão sobre a construção de um memorial nacional para lembrar o herói da Escócia – Sir William Wallace. A escolha do local também foi motivo de grande debate, com Edimburgo e Glasgow sendo apresentados. No final, Stirling foi escolhido por ser o local da grande vitória de Wallace sobre os ingleses.
Monumento Wallace. Pixabay.
1853 - Charles Rogers
Em 1851, pela primeira vez a construção de um monumento nacional a Wallace foi proposto. A ideia surgiu do reverendo Charles Rogers, na época, capelão da guarnição do Castelo de Stirling. Quatro anos depois, um comitê foi criado por ele para a construção. Rogers também se engajou na arrecadação de fundos, escrevendo mais de 20.000 cartas para cidadãos escoceses. Poucos anos depois, ele foi forçado a renunciar, mas seguiu acreditando no projeto e continuou a arrecadação de dinheiro por conta própria.
1858 - O projeto de John Thomas Rochead
Foi criado um concurso de arquitetura para descobrir quem iria projetar o Monumento. Houve 106 projetos apresentados, mas apenas dois foram escolhidos. A inscrição vencedora foi do arquiteto escocês John Thomas Rochead, que assinou anonimamente “nada na terra permanece além da fama”. Seus projetos estão atualmente nos Arquivos Stirling.
Plano do Monumento Nacional Wallace. John Thomas Rochead.
1861 - O lançamento da Pedra Fundamental
Mais de 80 mil pessoas de toda a Escócia se dirigiram para Stirling em 24 de junho de 1861 – aniversário da Batalha de Bannockburn – para o lançamento da pedra fundamental na Abadia Craig.
Construção do Monumento Nacional Wallace. Imagem de The National Wallace Monument.
Se Inscreva em nossos Cursos
1863 - William Burns
Após a renúncia do reverendo Charles Rogers, o comitê de construção do Monumento foi dirigido por William Burns, um advogado de Glasgow e nacionalista escocês. Sob a administração de Burns, o Monumento Nacional Wallace foi finalmente concluído. Ele mais conhecido por seus dois volumes: The Scottish War Of Independence V1 e V2: Its Antecedents And Effects, publicados em 1874.
Imagem de William Burns. The Baillie (revista 1870). Domínio Público.
1869 - Cerimônia de inauguração
Em 11 de setembro de 1869, após 512 anos da vitória de Wallace na Batalha de Stirling Bridge, o Monumento Nacional Wallace foi concluído e aberto ao público. Uma cerimônia marcou não só a conclusão da obra, como também o momento em que a Escócia passou a ter um monumento para se orgulhar e que homenageava o “Herói Nacional da Escócia”.
1886 - O Salão dos Heróis
Em 1886, foram exibidos os primeiros bustos – Robert Burns e Robert the Bruce – no Salão dos Heróis do Monumento. O Marquês de Bute doou o busto do rei Robert the Bruce, e o filantropo Andrew Carnegie doou o busto de Robert Burns. Ao longo dos anos a galeria recebeu mais bustos, chegando a 16 homenageados em 1907.
Busto de Robert the Bruce, rei da Escócia (r. 1306 – 1329 d.C.). Monumento Nacional Wallace, Stirling, Escócia. Imagem de Lontra. (CC BY-SA).
1888 - A Espada Wallace
Após ser capturado em 1305, Wallace foi preso no Castelo de Dumbarton. Diz uma lenda que sua espada foi deixada intacta no castelo até o rei James IV da Escócia (r. 1473 – 1513) ordenou que o cabo fosse consertado. A Espada Wallace foi registrada pela primeira vez no castelo em 1505. Em 1888, a Espada Wallace foi transferida para o Monumento Nacional Wallace.
1936 - Rouba pela primeira vez
Em 8 de novembro de 1936, quatro homens mascarados roubaram a Espada Wallace. Três anos depois, ela foi recuperada na ponte Bothwell, após o grupo de nacionalista perceber a aflição que o roubo havia causado.
1972 - O segundo roubo
Em maio de 1972, a Espada Wallace foi roubada novamente e devolvida em outubro do mesmo ano.
1995 - Braveheart (Coração Valente)
O premiado filme de drama histórico ‘Braveheart (Coração Valente)’ produzido em 1995, fez sua estreia no Brasil em 24 de maio do mesmo ano. O impacto do filme para o Monumento Nacional Wallace foi fenomenal. Antes do lançamento na Europa (3 de março de 1995), o número de visitantes anual era de cerca de 80.000. Em 1998, esse número subiu para 184.000. O filme foi dirigido pelo ator e diretor, Mel Gibson, que também interpretou o personagem de William Wallace. O longa contou com um elenco de peso, como Sophie Marceau (Princesa Isabelle), Angus Macfadyen (Robert the Bruce) e Catherine McCormack (Murron MacClannough), entre outros.
2019 - Restauração da estátua
A estátua de William Wallace, localizada na entrada do Monumento, passou processos de restauração em 2019. A imagem de bronze de 4 metros foi desmontada em seções e removida pela primeira vez desde sua inauguração em 1887. Ela passou por trabalhos de restauração por uma equipe especializada fora do local por 16 semanas antes de retornar para o seu antigo local.
Fonte: The National Wallace Monument