Notícia
A tripulação da missão Artemis II da NASA (de saída à direita): os astronautas da NASA Christina Hammock Koch, Reid Wiseman (sentado) e Victor Glover, e o astronauta da Agência Espacial Canadiense Jeremy Hansen. Créditos: NASA
Nesta segunda-feira (03), durante um evento em Ellington Field, próximo do Johnson Space Center da NASA, em Houston, as agências: NASA e CSA (Agência Espacial Canadense), divulgaram os quatro tripulantes que integrarão a missão Artemis II. Esse voo será o primeiro passo no caminho da ciência e exploração para a NASA estabelecer uma presença de longo prazo na Lua.
“A equipe do Artemis II representa milhares de pessoas trabalhando incansavelmente para nos levar às estrelas. Esta é a tripulação deles, esta é a nossa tripulação, esta é a tripulação da humanidade”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson. “Juntos, estamos inaugurando uma nova era de exploração para uma nova geração de exploradores e sonhadores – a Geração Artemis”, completa Nelson.
O voo Artemis II (voo de teste) durará aproximadamente 10 dias, e será lançado no foguete do Sistema de Lançamento Espacial da agência. Essa missão provará os sistemas de suporte à vida da espaçonave Orion e legitimará as capacidades e técnicas que os humanos necessitam para viverem e trabalharem na imensidão do espaço.
François-Philippe Champagne, ministro responsável pela CSA, disse em entrevista que:
“Graças à nossa colaboração de longa data com a NASA, um astronauta canadense voará nesta missão histórica”.
O voo será baseado na bem-sucedida missão Artemis I, concluída em dezembro 2022, abrirá o caminho para futuras missões de exploração humana de longo prazo. “Esta é a abordagem de exploração de Lua a Marte da agência”, diz a NASA.
"Pela primeira vez em mais de 50 anos, esses indivíduos – a tripulação do Artemis II – serão os primeiros humanos a voar para as proximidades da Lua", disse Vanessa Wyche, diretora da NASA. "Esta missão abre caminho para a expansão da exploração humana do espaço profundo e apresenta novas oportunidades para descobertas científicas, comerciais, industriais e parcerias acadêmicas e a Geração Artemis", completa Wyche.
Conheça a tripulação
Conheça os astronautas que se aventurarão ao redor da Lua no Artemis II.
Astronauta da NASA G. Reid Wiseman
Retrato individual oficial do astronauta Reid Wiseman em uma UEM. 2015. NASA Johnson. (CC BY-NC).
G. Reid Wiseman esteve a bordo da Estação Espacial Internacional como engenheiro de voo na Expedição 41, em uma missão de 165 dias. Wiseman e o restante da tripulação conduziram pesquisas científicas valiosas em áreas como fisiologia humana, medicina, ciências físicas, ciências da Terra e astrofísica. Ele também promoveu uma forte presença na mídia social ao longo de sua missão, compartilhando fotos, tweets pessoais e vídeos curtos sobre a vida a bordo da estação. Wiseman foi designado como Comandante da missão Artemis II da NASA.
Astronauta da NASA Victor J. Glover
Victor J. Glover, astronauta da NASA. NASA Johnson. (CC BY-NC).
Victor J. Glover, Jr. foi escolhido como astronauta em 2013 enquanto ainda atuava como membro do Senado dos Estados. Ele participou da missão no Crew-1 Spacex Crew Dragon, como piloto e segundo no comando. Ele serviu como Engenheiro de voo na Estação Espacial Internacional na Expedição 64. Glover foi designado como Piloto da missão Artemis II da NASA.
Astronauta da NASA Christina H. Koch
Retrato oficial da astronauta da NASA Christina Koch. NASA Johnson. (CC BY-NC-ND).
Cristina Hammock Koch foi escolhida como astronauta da NASA em 2013. Ela serviu como engenheira de voo na Estação Espacial Internacional para as Expedições 59, 60 e 61. Com um total de 328 dias no espaço e ao participar das primeiras caminhadas espaciais exclusivamente femininas, Koch estabeleceu um recorde para voo espacial mais longo de uma mulher. Koch foi designada como Especialista de Missão I da missão Artemis II da NASA.
Astronauta da CSA Jeremy Hansen
Fotografia do astronauta da Agência Espacial Canadense, Jeremy Hansen. NASA Johnson. (CC BY-NC-ND).
Jeremy Hansen nasceu em 27 de janeiro de 1976, em London, Ontário. O coronel Hansen é casado e pai de três filhos. Ele é bacharel em ciências espaciais; mestre em física e piloto de caça.
Em 1988, aos 12 anos, Hansen ingressou no 614 Royal Canadian Air Cadet Squadron em London, Ontário, iniciando sua jornada na aviação.
Em 1994, ele inicia a gradação Royal Military College Saint-Jean em Saint-Jean-sur-Richelieu, Quebec.
O Coronel Hansen conclui o Treinamento de Piloto de Caça CF -18 no Esquadrão de Treinamento Operacional de Caça Tático 410 em 2003. Jeremy Hansen foi designado como Especialista em Missão da missão Artemis II da NASA.
Fonte (s): NASA e CSA