top of page

Neuralink de Musk mostra primeiro paciente com chip cerebral jogando xadrez online

  • 21 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura

Notícia


Neuralink de Musk mostra primeiro paciente com chip cerebral jogando xadrez online - História em Destaque

Profissionais da Neuralink praticando o implante do chip em uma pessoa artificial.


Nesta quarta-feira (20), a startup Neuralink de Elon Musk transmitiu ao vivo seu primeiro paciente com um chip implantado jogando xadrez online usando apenas sua mente.



O paciente Noland Arbaugh de 29 anos, ficou paralisado dos ombros para baixo após sofrer um acidente de mergulho. Ele apareceu jogando xadrez em seu computador e movendo o cursor usando o chip Neuralink. O objetivo da empresa é permitir que as pessoas controlem um cursor ou teclado de computador usando apenas a mente.


No mês passado, Musk declarou que Arbaugh recebeu o implante da Neuralink em janeiro e podia controlar um mouse de computador usando seus pensamentos.



Em um vídeo transmitido na plataforma de mídia social X, Arbaugh disse que “A cirurgia foi super fácil”, referindo-se ao procedimento. “Recebi literalmente alta do hospital um dia depois”.



 Arbaugh falou também sobre o jogo Civilization VI: “Eu tinha basicamente desistido de jogar aquele jogo, todos vocês [Neuralink] me deram a capacidade de fazer isso novamente, e joguei por 8 horas seguidas”.


Sobre a nova tecnologia, ele disse que ela “não é perfeita” e “enfrentaram alguns problemas”.



“Não quero que as pessoas pensem que este é o fim da jornada, ainda há muito trabalho a fazer, mas já mudou a minha vida”, acrescentou.


Segundo Kip Ludwig, ex-diretor de programa de engenharia neural do Instituto Nacional de Saúde dos EUA, “o que o Neuralink apresentou não foi um ‘avanço’”.


“Ainda estamos nos primeiros dias pós-implantação e há muito aprendizado tanto do lado do Neuralink quanto do paciente para maximizar a quantidade de informações para controle que pode ser alcançada”.



Mesmo assim, “é certamente um bom ponto de partida”, disse Ludwig. Ele acredita que foi positivo para o paciente a interação com um computador.



Fonte Reuters

APENAS R$ 17,99/mês

No Plano Anual

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber os Boletins Informativos da História em Destaque.

Cadastre-se, é grátis!

Seu cadastro foi efetuado com sucesso!

Logomarca da História em Destaque na cor branca

JURÍDICO

EMPRESA

JUNTE-SE A NÓS

SIGA-NOS

  • Threads
  • Telegram
  • X
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Instagram

Copyright © 2025 História em Destaque - Todos os direitos reservados - CNPJ 52.432.670/0001-80

bottom of page