A Parábola do Bom Samaritano
- há 5 dias
- 3 min de leitura
Atualizado: há 3 dias
Parábola do Bom Samaritano. Copyright: Kunsthistorisches Museum Wien. Divulgação.
A Parábola do Bom Samaritano foi contada por Jesus durante uma conversa com um doutor da lei (um especialista nas Escrituras Judaicas). Esta parábola é uma das histórias mais famosas e impactantes contadas por Jesus Cristo, encontrada somente no Evangelho de Lucas 10:25–37.
O Evangelho não especifica o local exato onde Jesus estava no momento em que contou a parábola. A Bíblia Sagrada conta que o episódio ocorreu quando Jesus seguia para Jerusalém, após ser rejeitado em uma aldeia samaritana.
Em Lucas 10:38–42, Jesus visita a casa de Marta e Maria (associada a Betânia, próximo de Jerusalém, mas estudiosos sugerem que Lucas pode estar situando isso em uma região intermediária). O mais aceitável é que tenha ocorrido em algum lugar no caminho entre a Galileia e Jerusalém, provavelmente na região da Samaria ou Judéia.
Você também pode gostar
Quando Jesus seguia pela estrada de Jerusalém para Jericó, foi questionado por um especialista da Torá judaica.
Veja a seguir a Parábola do Bom Pastor.
Lucas 10:25-37
25 - E, eis que se levantou certo doutor da lei, tentando-o e dizendo: Mestre, o que eu farei para herdar a vida eterna?
26 - E ele lhe disse: O que está escrito na lei? Como lês?
27 - E, ele respondendo, disse: Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, e com toda a tua alma, e com todas as tuas forças, e com toda a tua mente; e o teu próximo como a ti mesmo.
28 - E ele disse-lhe: Tu respondeste corretamente; faze isso e viverás.
29 - Mas ele, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?
30 - E, respondendo Jesus, disse: Um certo homem descia de Jerusalém para Jericó, e caiu entre ladrões, os quais o despojaram, e o feriram, e partiram, deixando-o quase morto.
31 - E, por acaso, descia pelo mesmo caminho um certo sacerdote; e, quando ele o viu, passou pelo outro lado. 32 - E assim também um levita, quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado.
33 - Mas um certo samaritano, estando de viagem, veio até ele; e, vendo-o, teve compaixão dele.
34 - E, aproximando-se dele, atou-lhe as feridas, derramando nelas azeite e vinho, e, pondo-o sobre seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele.
35 - E, no dia seguinte, partindo, ele tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro e disse-lhe: Cuida dele, e tudo o que de mais gastares, na minha volta eu te pagarei.
36 - Ora, qual destes três te parece que se tornou o próximo daquele que caiu entre os ladrões?
37 - E ele disse: O que mostrou misericórdia para com ele. Então, disse Jesus: Vai, e faze tu do mesmo modo.
Pontos-chave
Havia um ódio mútuo entre judeus e samaritanos (uma inimizade religiosa, histórica e étnica que remontava a séculos). Um herói samaritano seria a última pessoa que o público judeu que acompanha Jesus esperaria.
Talvez temendo se tornarem cerimonialmente impuros ao tocarem em um cadáver, o sacerdote e o levita – profissionais religiosos “respeitáveis” e ritualmente puros – não fazem nada.
Já o samaritano, arrisca sua pureza ritual, segurança, tempo e dinheiro para ajudar um completo estranho.
Jesus redefine “próximo” não como “alguém igual a mim” ou “alguém que mora perto de mim”, mas como qualquer pessoa necessitada que Deus coloca em nosso caminho. As Sagradas Escrituras mostram que devemos mostrar misericórdia sem limites.
Inscreva-se em nossa Newsletter









