top of page

Os Dromaeosauridae

  • 12 de ago.
  • 4 min de leitura

Atualizado: há 5 dias


Os Dromaeosauridae - História em Destaque

Devido à sua estreita relação com as aves, os dromeossauros como o Velociraptor podem ter penas. © Michael Skrepnick. Divulgação.



Os Dromeossauros compõem um ramo de dinossauros terópodes com características, como modificações especiais no membro anterior que permitem uma apreensão flexível, que os pesquisadores acreditam terem sido modificadas para criar o “golpe de voo” do pássaro. Pesquisadores acreditam que, em algum momento do período Jurássico, as aves compartilharam um ancestral comum com os dromeossauros.


ree

Segundo a publicação da University of California Museum of Paleontology (2005), o “Dromaeosauridae é assim denominado grupo irmão do clado Aves (que inclui todas as aves)”. Pesquisadores sugerem que a ascendência das aves esteja neste grupo, o que as tornaria dromeossauros, mas isso não foi totalmente estabelecido.


Grande descoberta de uma garra de dromeossauro. Vídeo original de Discovery Brasil. Incorporado por Redação História em Destaque.


Raptores

Esse dinossauro ficou popularmente conhecido (especialmente no filme Jurassic Park) como “raptores”. O termo técnico “raptor” não é preferido pelos pesquisadores para descrever esses dinossauros, pois já existe um grupo de aves chamadas aves de rapina. Os cientistas preferem usar o nome do clado, Dromaeosauridae, em vez de “raptores”. Os dromeossauros eram da subordem dos terópodes, variando de pequenos (do tamanho de um lobo) a grandes (até 9 metros de comprimento). Eles tinham uma garra cortante bem desenvolvida em seu dedo do pé, uma cauda firme que provavelmente funcionava como um estabilizador dinâmico e enormes mãos para agarrar suas presas. Estes dinossauros eram animais bem equipados com garras, corpos ágeis e mandíbulas musculosas e cheias de dentes. A maioria dos paleontólogos calcula que esses animais tenham sido predadores ativos e ferozes, e influenciaram as visões modernas sobre o metabolismo dos dinossauros e as origens das aves.


Banner Cursos de História do Brasil

Deinonychus antirrhopus: o mais importante dos fósseis já descoberto, e as descrições Deinonychus (“garra terrível”) do Dr. Ostrom, da University of Yale, em 1969 e 1970, foram fundamentais para a reavaliação dos níveis de atividade dos dinossauros. Surpreendentes adaptações presentes no Deinonychus foram observadas por Ostrom, que sugeriu que este não era um “lagarto lento”, mas um predador ágil. Ele também viu que os Deinonychus usavam os quatro membros e suas mandíbulas para subjugar a presa.


O Dr. Ostrom viu semelhanças entre o Deinonychus e as aves modernas, e atualmente é um dos principais defensores do parentesco dos dromeossauros com as aves. Outro defensor fervoroso de suas ideias é o Dr. RT Bakker (aluno de Ostrom), e tem sido uma das figuras mais controversas da paleontologia. Bakker tem feito grandes avanços para dar um novo ânimo no estudo dos dinossauros, e estimular o diálogo entre os pesquisadores. Os fósseis do Deinonychus também foram encontrados em pequenos grupos que sugerem ter sido mortos enquanto atacavam um Tenontosaurus tiltetti (um dinossauro ornitísquio maior). Para os pesquisadores, essa é uma possível evidência de comportamento predatório orientado para a matilha, sugerindo que esses animais também eram sociais e inteligentes.


Banner Assine a Amazon Prime

O Deinonychus antirrhopus foi encontrado em depósitos do Cretáceo Inferior na América do Norte. Este animal tinha cerca de 3 metros de comprimento e pesava cerca de 80 quilos.


Velociraptor mongoliensis: Velociraptor (“apreendedor rápido”) é conhecido por seus fósseis bem preservados de formações do Cretáceo Superior da Mongólia. Um dos fósseis encontrados foi fossilizado quando matava o Protoceratops andrewsi, um pequeno dinossauro ceratopsiano. Os pesquisadores acreditam que ambos os dinossauros foram enterrados por uma tempestade de areia no deserto da Mongólia; “o Velociraptor matou o Protoceratops com suas garras cortantes, mas seu membro anterior ficou preso nas mandíbulas bicudas deste último, então ele não conseguiu escapar e foi sufocado”. (UNIVERSITY OF CALIFORNIA MUSEUM OF PALEONTOLOGY, 2005).


Diferentemente do que foi exibido no filme Jurassic Park, o Velociraptor não era um dinossauro de grande porte; tinha cerca de 1,8 metros de comprimento e pesava cerca de 45 quilos.


ree

Utahraptor kirklandi: fragmentos de um esqueleto de dromeossauro foram encontrados em Utah durante as filmagens do filme Jurassic Park. Arqueólogos declararam que o raptor gigante do filme havia sido encontrado. Outros fósseis de dromaeossauros gigantes foram encontrados na Argentina, Japão e em outros lugares da Ásia. As descobertas sugerem que havia vários tipos de dromeossauros do tamanho dos que aparecem em Jurassic Park, ou ainda maiores.


Dromaeosaurus albertensis: este fóssil de dinossauro está em exposição sobre a Origem das Aves no Redpath Museum, em Quebec, Canadá. Fósseis desta espécie foram encontrados em Alberta e no Meio-Oeste dos EUA.


Os primeiros “raptores” foram encontrados no Canadá em 1914. Estes dinossauros tinham cérebros maiores em comparação com outros dinossauros carnívoros. Os fósseis encontrados na China apresentam impressões de penas ou penugem, sugerindo que esses animais podem ter desenvolvido asas.


ree

A garra dos dromeossauros é uma estrutura extremamente útil para matar. Quando o animal se movia, a garra era mantida fora do chão, mas quando os músculos do dedo do pé eram contraídos, ela descia rapidamente. O ângulo da base da garra maximizava a força, proporcionando um golpe poderoso e mortal, capaz de dilacerar a presa rapidamente. Para manter o equilíbrio, o dromeossauro usava sua cauda rígida enquanto os braços e mandíbulas seguravam a presa. Alguns pesquisadores sugerem – mas sem qualquer evidência conclusiva – que os dromeossauros poderiam ter saltado sobre presas grandes e usado seus quatro membros para feri-las.


Sabe-se que os dromeossauros não eram os dinossauros mais rápidos, já que possuem fêmures (ossos da coxa) grandes; os ornitomimídeos foram possivelmente os mais rápidos, mas faltam evidências em ambos os casos. Há especulações de que os dromeossauros seriam semelhantes aos leões na forma de caçar suas presas, preferindo emboscadas, perseguições rápidas e táticas de matilha. No entanto, são só especulações, não sabemos realmente como eram os dromeossauros, mas podemos nos divertir imaginando como seria. As novas descobertas de espécimes de dromeossauros nos contarão mais sobre esses animais estranhos e incríveis.


Bibliografia

UNIVERSITY OF CALIFORNIA MUSEUM OF PALEONTOLOGY. The Dromaeosauridae: The “raptors”. 2005. Disponível em: https://ucmp.berkeley.edu/diapsids/saurischia/dromaeosauridae.html. Acesso em: 15 de fevereiro de 2025.

APENAS R$ 19,90/mês

bottom of page