top of page

Última missão do Atlantis

Atualizado: 4 de nov. de 2022

Hoje na História




8 de julho de 2011


Em 8 de julho de 2011 o Ônibus Espacial Atlantis decolou de Cabo Canaveral, na Flórida, em sua última missão rumo à Estação Espacial Internacional (ISS).

No ano de 1979 teve início a construção do Ônibus Espacial Atlantis. Seu primeiro lançamento foi em 3 de outubro de 1985 na missão STS-51-J. Ele foi o quarto veículo deste tipo a ser construído pela NASA e tem esse nome em homenagem ao primeiro navio de pesquisa oceanográfico dos Estados Unidos.



O Atlantis foi o primeiro Ônibus Espacial americano a acoplar na estação espacial russa Mir em 29 de junho de 1995 na missão STS-71. Favorecido da experiência adquirida com a construção dos seus antecessores, Atlantis teve seu tempo de construção reduzido pela metade com relação ao primeiro veículo operacional Columbia, e o seu peso era inferior a 3 toneladas. Mais tarde, algumas de suas peças que não foram usadas em sua construção, foram utilizadas no Endeavour.

Em seu último voo, Atlantis levou quatro astronautas experientes: Christopher Ferguson, Dough Hurley, Sandra Magnus e Rex Walheim. Está missão conhecida como STS-135 teve o objetivo de levar o modulo multipropósito Raffaello, com suprimentos e partes para a ISS.

O Atlantis partiu de Cabo Canaveral, Flórida, na sua 33° missão, marcando o fim do programa dos ônibus espaciais, lançado há 30 anos. Um milhão de espectadores acompanharam o lançamento em frente ao Centro Espacial Kennedy.


Está última missão durou 12 dias, mas os suprimentos levados para à Estação Espacial que ficará abastecida por um ano. Depois da aposentadoria dos ônibus espaciais, os astronautas na ISS terão que contar com a ajuda de duas empresas privadas americanas para seu abastecimento periódico, como também com o transporte de naves russas e europeias.


Terminar a construção da ISS era o principal motivo da NASA manter os ônibus espaciais mesmo depois do trágico acidente com o Columbia em 2003.


O chefe da NASA, Charles Bolden, declara: “viramos uma página da história espacial, mas a liderança americana no espaço continuará”. E complementa “Teremos que fazer as coisas de outra forma”.

O Ônibus Espacial realizou 32 voos espaciais e percorreu 194.168.330 quilômetros. Ao todo passou 293 dias, 18 horas e 29 minutos no espaço. Implantou 14 satélites e levou 203 astronautas ao espaço.


​Atlantis representou o fim da era dos Ônibus Espaciais.



Fonte: History

bottom of page