As 10 publicações mais acessadas da História em Destaque em 2025
- há 20 horas
- 5 min de leitura

A Revista Digital História em Destaque, lançada em 2025 como uma publicação semanal independente focada em temas de história, ciência, filosofia, arte, arqueologia e atualidades, rapidamente conquistou um público fiel graças a artigos profundos, bem pesquisados e acessíveis. Ao longo do ano, as publicações destacaram eventos históricos com conexões ao presente, mistérios antigos e figuras influentes, gerando alto engajamento entre leitores interessados em compreender o mundo através do passado.
Listamos abaixo as publicações mais acessadas de 2025:
10º - Clara Barton
Clarissa Harlowe Barton nasceu em 25 de dezembro de 1821, em North Oxford, Massachusetts. Seu pai, o capitão Stephen Barton, era um fazendeiro e membro respeitado da comunidade. Aos 17 anos, Clara se tornou professora no Condado de Worcester e, durante os seis anos seguintes, lecionou em várias escolas antes de estabelecer sua própria escola no norte de Oxford.
Em 12 de outubro de 1492, quando Cristóvão Colombo chegou ao “Novo Mundo”, encontrou um lugar fascinante e complexo. Diferente dos relatos de europeus da época, havia diversas sociedades dinâmicas, cuja sofisticação, geralmente, não tinha paralelo na Europa.
Cerca de 40 a 60 milhões de pessoas viviam nas Américas, segundo estudos mais recentes. Esses indivíduos falavam cerca de 1.200 idiomas diferentes, e estavam agrupados em 120 famílias linguísticas. Eles dominavam o manejo de florestas, engenharia e matemática, e tinham estruturas sociais quase democráticas. O mundo como vimos hoje deve em grande parte aos nativos. Um exemplo disso é o milho, originado na mesoamérica que revolucionou a alimentação humana, tornando-se um produto essencial na dieta mundial.
A primeira catapulta foi criada na cidade grega de Siracusa, na ilha da Sicília (atual Itália), no ano 399 a.C. O seu criador é desconhecido. As catapultas são mecanismos de cerco utilizados para lançar objetos a uma grande distância superando obstáculos como muralhas e fossos. Ela teve sua primeira aparição no cerco bem-sucedido à cidade cartaginesa de Motya, que caiu em 398 a.C.
Após a morte de Alexandre, o Grande, em 323 a.C., seu império ficou sem liderança, pois não havia sucessor ou herdeiro. Seus comandantes militares que o seguiam por mais de uma década nas terras da Ásia iniciaram as chamadas Guerras de Sucessão de Alexandre ou Guerras dos Diadochi. As guerras duraram mais de trinta anos e, ao final, surgiram três grandes dinastias que durariam até a época dos romanos.
O conceito de linhagem “mais pura” dos seres humanos surgiu no século XIX, mas está atualmente desacreditado. A raça ariana seria supostamente constituída somente por indivíduos altos, fortes, inteligentes e brancos, e representaria uma raça superior às demais. A palavra “ariano” é uma derivação de arya (“nobre”, em sânscrito) e serviu para denominar um povo de origem controversa. Segundo o historiador Robert Rozett, da biblioteca Yad Vashem, em Israel, os arianos não são uma raça, e sim um grupo linguístico, conhecido como indo-europeu. O diplomata e escritor francês conde de Gobineau sugeriu o conceito de “raça ariana”, defendendo a superioridade de brancos sobre negros, semitas e amarelos.
A colônia de Roanoke é considerada a primeira colônia inglesa da América do Norte, localizada na atual Carolina do Norte, EUA. Essa colônia foi formada em 1585 d.C., abandonada e reassentada em 1587. Sem planejamento adequado e apoio logístico, esse empreendimento estava condenado ao fracasso desde o início. Ao chegar no novo ambiente, os colonos logo entraram em conflito com os povos nativos, e o assassinato de um chefe estragaria permanentemente as relações entre colonos e nativos. O segundo grupo de colonos de Roanoke foi largado a própria sorte, e quando as atrasadas embarcações de reabastecimentos finalmente chegaram, nenhum vestígio deles foi encontrado, exceto uma palavra entalhada em um tronco de árvore com a seguinte inscrição: ‘Croatoan’.
4º - Obelisco egípcio
O obelisco é um pilar monolítico cônico, inicialmente erguido em pares nas entradas de antigos templos egípcios. Os egípcios ergueram templos e monumentos em escala única na antiguidade, mas nada disso seria possível se eles não tivessem dominado a técnica necessária para extrair pedras das pedreiras em grande quantidade. Muito do que sabemos sobre os egípcios vem de registros gravados por eles em pedra.
O alossauro (Allosaurus) é um dinossauro do período jurássico, há cerca de 145 milhões de anos. Ele pertence a um grupo de dinossauros chamado, terópodes que andavam sobre dois pés e podia alcançar cerca de 12 metros de comprimento, aproximadamente o tamanho de um tiranossauro Rex (T-Rex) (embora a maioria dos fósseis de alossauros encontrados tenha cerca de 8 metros de comprimento). Diferentemente do T. Rex, que habitou a terra cerca de 76 milhões de anos depois, o Alossauro tinha braços fortes e mãos com garras que poderiam segurar presas muito fortes que tentassem se soltar.
Em algum momento, você já deve ter lido ou ouvido falar do Cavalo de Madeira de Troia, da cidade de Troia, da Guerra de Troia e de Helena, a mulher mais bela do mundo.
O mito de Troia é uma das maiores histórias já contadas de todos os tempos. Mas ainda há muito mais no antigo mito de Troia.
Há mais de 3.000 anos, a história de Troia e de sua guerra é contada e difundida por contadores de histórias viajantes, pelas palavras do poeta grego Homero, já no século VIII a VII a.C., e por meio de imagens artísticas de antigos gregos e romanos. A história fascinou o público no passado e ainda hoje fascina por ser uma história que tem de tudo – amor e perda, coragem e paixão, violência e vingança, triunfo e tragédia – em escala épica.
A história da capela começa em 1850, com o estabelecimento do Vicariato do Novo México sob o comando do primeiro Bispo do Estado, Dom Jean Baptiste Lamy. Ao perceber a necessidade de educar as meninas da região, o Bispo Lamy enviou um pedido às ordens de ensino católico para que fosse aberta uma escola para meninas. De imediato as Irmãs de Loretto enviaram seis freiras para instituir a Academia Loretto. O território do Novo México havia sido anexado pelos EUA há quase dois anos, então, estava lotado de cidadãos de língua espanhola, por isso elas tiveram que aprender o espanhol. No entanto, antes as Irmãs enfrentaram uma dura viagem a qual morreu a Madre Superior. Finalmente, em 1853, elas chegaram à Santa Fé e abriram sua escola.



